Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 12:1-3
Você sente dificuldade em convencer um desconhecido a ser fotografado?
Como fazer com que ele se interesse por o que você está fazendo a ponto que exista uma conexão evidente entre retratado e câmera?
Quantas vezes você deixou de fazer retratos incríveis simplesmente por não saber como aproximar-se de um desconhecido e pedir uma foto?
Quer praticar fotografia documental mas não sabe por onde começar ou quais clientes abordar?
Monumentos, paisagens famosas e pontos turísticos costumam levar todo o crédito na representação visual de um país ou região, mas nada melhor que pessoas para retratar o verdadeiro espírito de um local. Neste workshop você irá descobrir técnicas de abordagem a desconhecidos, a pesquisar locais a serem explorados com base na antropologia visual, bem como contatar possíveis clientes para fazer seu trabalho fotográfico ir para frente.
OBJETIVOS DO WORKSHOP
Compartilhar diferentes formas de aproximação e abordagem de pessoas, povos e comunidades para obter registros fotográficos mais verdadeiros e naturais, bem como discutir a fotografia documental humanista, antropologia visual e fotografia de viagem.
O workshop está dividido em três etapas:
PREPARAÇÃO
Como desenvolver a pesquisa necessária para definição de histórias e lugares a serem documentados?
Nesta etapa, serão apresentados critérios para o planejamento do projeto, tais como a definição de local e melhor período para fotografar, programação de roteiro, dentre outros aspectos.
EM CAMPO
A segunda etapa é centrada na aproximação de pessoas, povos e comunidades que serão fotografados e no processo fotográfico propriamente dito. Serão abordados aspectos como a familiarização, a imersão social (como se integrar) e sobre como despertar o interesse dos retratados no processo fotográfico.
O workshop tratará ainda da fotografia como instrumento de pesquisa - ou seja, entender e descrever o comportamento e espaço de uma determinada cultura ou região por meio de imagens e trará referências de antropólogos e fotógrafos documentais humanistas.
WORKFLOW
A última etapa aborda as melhores praticas de gerenciamento dos registros enquanto você ainda estiver em campo. Também serão apresentadas formas de abordagem de clientes para publicação ou comercialização do trabalho fotográfico.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
AULA 1 - APRESENTAÇÃO E PESQUISA
-
Apresentação da fotógrafa e dos participantes;
-
Apresentação do tema: Fotografia documental humanista e antropologia visual
-
Escolhendo o tema: Como desenvolver a pesquisa necessária para definição de histórias e lugares a serem documentados?
-
O porquê da fotografia humanista: referências e autores
-
Provocar os participantes para a prática livre no fim de semana: escolha de um local para fotografar, praticar o proposto durante as aulas e trazer um ensaio de cinco fotos no último dia para discussão.
AULA 2 - FOTOGRAFANDO PESSOAS E SEUS TERRITÓRIOS
-
O homem como elemento principal, a mudança do olhar e o aprendizado com o próprio trabalho.
-
Quebrando o gelo: escolhendo as pessoas a serem fotografadas
-
Conversa com a autora – como foram documentados alguns temas – discussão de conteúdo, composição e técnica e retorno do trabalho aos fotografados – Fotografia compartilhada.
-
Imersão social - como se integrar e despertar o interesse dos retratados no processo fotográfico.
AULA 3 - DISCUSSÃO DE RESULTADOS E ABORDAGEM DE CLIENTES
-
Abordando clientes: quem é o meu cliente? como viabilizar meu trabalho?
-
Discussão e apresentação dos resultados obtidos durante a prática livre
-
Dúvidas e considerações finais
PRÓXIMAS TURMAS
SÃO PAULO -
Em breve!
LOCAL
Av. Paulista, 2439 - Cerqueira César, São Paulo
A 200 metros da Metrô Consolação (linha verde) e 190 metros do Metrô Paulista (linha amarela)
FORMAS DE PAGAMENTO
- À vista com 10% de desconto
- Parcelamento (Cartão - PagSeguro - até 18x: _ + taxas do PagSeguro) pelo link:
- Sua matrícula so será confirmada após a efetivação do pagamento.
VAGAS LIMITADAS**:
*Mínimo de 8 e máximo de 15 participantes
* A atividade será confirmada com o mínimo de oito participantes inscritos. Caso a atividade não seja confirmada até 15 dias antes do workshop, os participantes inscritos receberão o reembolso de 100% do valor pago. Para pagamento feito via depósito, o reembolso será realizado via depósito. Para pagamento via PagSeguro, o reembolso será feito através do PagSeguro.
SOBRE A FOTÓGRAFA:
Nascida em São Paulo, Ana Caroline de Lima é jornalista (Metodista, 2010), pós-graduada em antropologia (USC, 2014) e fotógrafa documental cujo trabalho é focado na condição humana. Para ela, a imersão cultural é parte fundamental do processo de documentação, por isso Ana já fotografou e morou em diversas comunidades de lugares como Myanmar, Vietnã, Equador e Argentina, além de grupos étnicos como ciganos, campesinos, Black Hmong, Intha, Chin, Rajasthani e povos ameríndios.
Seu trabalho já foi exposto individual e coletivamente em lugares com o Getty Museum de Londres e o Museu Teutloff na Alemanha. Entre seus principais clientes estão a Getty Images, ONU e Care International.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO:
Para isso, é necessário:
- Encaminhar seus dados: nome completo, endereço, telefone, e-mail, comprovante de pagamento e solicitação de cancelamento por email.
- Caso deseje cancelar o seu pedido de inscrição em até 48 horas após a data da contratação, os valores do investimento serão devolvidos integralmente, excetuando-se os juros aplicados. Após esse período, a devolução será de 50% a fim de cobrir taxas administrativas.
- Não nos responsabilizamos por possíveis gastos por conta do participante, como transporte e hospedagem.
- Caso o seu pedido de cancelamento seja realizado nos 30 (trinta) dias anteriores à data da atividade, o valor do investimento não será devolvido*.
* As taxas de cancelamentos existentes referem-se à cobertura dos custos na confirmação dos participantes.
REEMBOLSO:
Caso a turma não atinja o número mínimo de participantes, o valor total será reembolsado através do mesmo sistema que o cliente utilizou para fazer o pagamento. Exemplo: Se o pagamento foi feito através do PagSeguro, o reembolso também será feito pelo mesmo sistema. Se o pagamento foi feito através de depósito bancário, o reembolso também será feito pelo mesmo sistema. A regra serve para todos os sistemas de pagamento que oferecemos aos clientes.
Imagens turmas anteriores: © Uiler Costa